RGA: pontos a reter e a melhorar

A RGA (reunião geral de alunos) de ontem na FDL foi memorável mas não pela positiva. Um conjunto de erros, políticos sobretudo, tornaram o cenário enevoado, apenas disperso, dentro de algum tempo, não por S. Sebastião mas pelos exames e pelas férias.

Erro nº 1
A escolha do mais pequeno anfiteatro da Faculdade. A Secretaria nunca disponibiliza o Anfiteatro 1, pelo que ele é sempre ocupado pela AAFDL, que reencaminha (ou a secretaria faz isso) as aulas para os anfiteatros vagos. Submeter-nos às suas directivas é o mesmo que vendarmos os olhos e deixarmos que outro cego nos conduza...

Erro nº 2
Trazer propostas ao plenário que todos os alunos sabem estarem a ser programadas há semanas não augura nada de bom. Ou bem que a informação não passa do estrito espaço da Direcção ou, então, arriscamos a que todos os alunos saibam as propostas que são defendidas e em nome de quem.

Erro nº 3
Não ter o apoio enorme da Lista que nos elegeu. Afinal de contas, esta foi a primeira RGA a sério (a outra foi a de finalistas que nem se pode chamar RGA!) e o apoio a esta Direcção foi pequeno, muito pequeno. Uns congratulavam-se por já não haver "cordeirinhos" mas, in veritas, não podemos, sob pena de descrédito, deixar que as votações e a própria RGa resvalem para sítios que não queremos. Ontem, isso não aconteceu. Começou-se no mapa de exames e, a dada altura, já se discutia a plenos pulmões o Regulamento de Avaliação.
A preparação política exigia, também, que se designassem "apoios" espalhados pelo anfiteatro que fizessem intervenções no sentido da Direcção (todos lembram o que fazia o Né, o Salgado, o Álvaro e outros). Onde estão os estrategas políticos da AAFDL?

Erro nº 4
Falar de Regulamento e de Mapa de Exames é diferente por mais interpretações extensivas que se queiram fazer. E mesmo que não fosse, talvez fosse bom de ver, que "chutar para canto" significava ter uma RGA noutro dia, melhor preparados, com mais apoios. Não foi o que aconteceu e o resultado foi: pela primeira vez em muitos anos uma Direcção da AAFDL perdeu votações; pela primeira vez em muitos anos a Direcção da AAFDL foi vinculada em RGA a defender o que não queria; pela primeira vez em muitos anos houve oposição com caras mas sem um "rosto de lista". Esmagar a oposição tem disto... nunca sabemos com o que podemos contar e, os rostos, passam a ser independentes.

Erro nº 5
Não ter o parecer do Conselho Fiscal sobre o Orçamento da AAFDL. RGA suspensa para a data que foi proposta e chumbada pelos presentes e pela Direcção...

Com esta análise, que não é pessoal, resumo a RGA de ontem. Com esta análise me despeço pois esta foi (ainda não sei se faço mestrado ou não), em princípio, a minha última RGA. Fiz intervenções na minha primeira, estive calado nas demais (durante 3 anos!) e falo novamente na última. Até sempre!

0 comentários:

Enviar um comentário