E se um aluno de Direito não souber o que é a Presunção de Inocência?

E se um aluno de Direito não souber o que é a Presunção de Inocência? Basta ser arrumado para canto com um 5?

Eu sei que só no fim do curso é que vem Processo Penal... Mas bolas, o que será deste menino quando, à semelhança do que referiu um dos maiores e melhores escritórios de advogados do Reino Unido, vier a saber que isto não passou de um história do Sr. Smith para sacar dinheiro aos ingleses?

Vai dizer que todos pensavam o mesmo? Que há uma presunção de corruptos em todos os cidadãos que é apenas ilidível depois de se ser brutalmente caluniados na praça pública? Enfim...

3 comentários:

Duarte da Cruz Bucho disse...
23 de abril de 2009 às 15:54

Sei bem o que é a presunção de inocência e, apesar de o senhor ter colocado a carapuça no nosso Primeiro Ministro, não falo dele em especial. Até parece que ele é o único político presumívelmente corrupto neste país.
Quando coloquei o cartoon pensei mais na classe política que nos representa, movida por interesses que não são "bem" os da população em geral. Ou vai-me dizer que acredita que a honestidade é prática comum entre a classe política?
Cumprimentos

Duarte da Cruz Bucho disse...
23 de abril de 2009 às 16:08

Sei razoavelmente bem o que é a presunção de inocência, como o comum dos portugueses sabe.
Mas alguém falou do caso "freeport"?
Na verdade foi o senhor que enfiou o barrete ao nosso PM.
Com o cartoon eu referia-me concretamente a uma classe política que não representa os portugueses. De momento vêm-me à cabeça alguns nomes a quem bem cabia este barrete, e esses com toda a certeza que à sua cabeça também vêm alguns.
Muito sinceramente, considera que os valores da transparência e honestidade são prática corrente na política?

João Correia disse...
24 de abril de 2009 às 10:07

Caro Duarte,
claro que a interpretação que cada um faz daquele cartoon é subjectiva... No entanto, objectivamente, fala-se no "cara", numa pessoa, num político que, certamente se poderão reconduzir a muito outros que aproveitam a política como meio de atingir objectivos egoístas e nunca como uma forma de servir a comunidade.
Eu reconduzi o post ao caso "Freeport", tão badalado que anda...É essencial que, a despeito da ironia do cartoon, se comprovem as suposições que tantos afirmam e insinuam.
Muito sinceramente, considero que os valores da transparência e da honestidade estão hoje presentes na maioria dos políticos mas, a sua visibilidade está posta de lado pela relevância que é dada pela comunicação social aos maus exemplos.
Não deixes de lutar por algo melhor, fazendo e criticando...construtivamente!

Abraço,
João

Enviar um comentário